30 agosto 2012

Método Billings

Hola!

Estava pesquisando no amado Google e aprendi um pouco sobre esse método e vim compartilhar com vocês, achei muito interessante. Será que funciona mesmo? Acho que só testando para saber. Ainda mais para as mulheres com ciclos irregulares. Vamos compartilhar o conhecimento que nunca é demais:

Método de ovulação Billings

Método de ovulação Billings é um método de planejamento natural da família, em que a mulher identifica os seus padrões de fertilidade e infertilidade, com base nas observações diárias que ela faz ao longo do dia. Durante o período fértil, a mulher experimenta uma sensação vulvar de molhada que progride até a sensação escorregadia e não necessariamente ela observará visualmente o muco cervical. Nos períodos inférteis, a mulher poderá sentir-se: completamente seca (nada sente em sua vulva, nada vê em sua roupa intima); seca, porém pode ver algum tipo de fluxo igual dia após dia; molhada, porém, esta sensação não apresenta alterações (fluxo constante).

Este pode ser usado para conseguir engravidar, adiar a gravidez e monitorar a saúde reprodutiva.

Apresenta eficácia maior que 99% para os casais que desejam espaçar a gravidez (de acordo a pesquisas realizadas em 1995 na India e 1997 na China). e para os casais que desejam conseguir engravidar o método apresenta uma eficácia superior a 78% (Austrália 2009).

Além disso, o uso do método promove a cumplicidade entre o casal,o diálogo, o carinho e o respeito mútuo, pois, é um método que feito a dois.

Vantagens do método de ovulação Billings

é fácil de usar;
simples de aprender;
não necessita de drogas ou dispositivos;
não apresenta efeitos colaterais;
pode ser usado em qualquer etapa da vida fértil da mulher (amamentação, stress, pré-menopausa...);
é moralmente aceito em todas as culturas;
pode ser usado por mulheres cegas e analfabetas;
o casal divide a responsabilidade no planejamento familiar.

No Brasil o Centro responsável pela divulgação, formação de Instrutores e orientação dos casais quanto ao uso do Método de Ovulação Billings é a CENPLAFAM (Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família) cuja sede está localizada em São Paulo.

Histórico


Até a década de 1950, no século passado, o método rítmico – conhecido popularmente como tabelinha -, era o único método natural conhecido para o planejamento familiar.

Pensando sobre isso o Dr. John Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália), resolveu dedicar-se ao estudo da literatura médica com o objetivo de encontrar informações que indicassem a possibilidade da mulher identificar com a maior precisão possível os dias férteis de seu ciclo ovulatório.

Encontrou vários informes sobre um muco filamentoso e lubrificante, produzido pelas células da cérvix (colo uterino) perto do tempo da ovulação.

Mesmo que vários médicos observassem a presença desse muco durante muitos anos não há informações a respeito dos ginecologistas terem questionado às mulheres sobre seu próprio conhecimento a respeito.

Os estudos do Dr. Billings se aprofundaram e envolveram ainda o Dr. James Brown, médico endocrinologista e a Dra. Evelyn Billings. Ele se convenceu, com a colaboração de um pequeno grupo de mulheres a quem questionou a respeito, que diferentes tipos de muco são observados durante o ciclo menstrual. Com a colaboração de centenas de mulheres, pode ser estabelecido um padrão típico de muco. Tanto a sensação que esse tipo de muco provoca como sua aparência são meios para que a mulher possa reconhecer sua fertilidade.

Nos anos 70 concluiu-se um longo estudo clínico sobre o muco e foi criado o Método para a utilização do padrão de fertilidade como forma de espaçar a gravidez.

Método Observação constante do corpo


Um casal que opta pelo planejamento familiar natural (PFN) sabe que a base do método é a observação diária daquilo que acontece no corpo feminino.

Essas observações deverão ser anotadas todas as noites.

O padrão básico de infertilidade (PBI) ocorre após a menstruação em ciclos de duração média e longa, se caracteriza pela sensação vulvar de: completamente seca (nada sente em sua vulva, nada vê em sua roupa intima); seca, porém pode ver algum tipo de fluxo igual dia após dia; molhada, porém, esta sensação não apresenta alterações (fluxo constante)..

O primeiro sinal de mudança na sensação indica atividade ovariana e portanto a mulher identifica o inicio de seu período fértil, que deverá evoluir até a sensação escorregadia seguida de uma mudança brusca para novamente seca ou pegajosa, quando ela reconhecerá o Ápice de sua fertilidade, que é um indicador de que a ovulação ocorreu no dia Ápice ou irá ocorrer até 48h após sua observação.

O Ápice sempre é identificado em retrospectiva e a menstruação ocorrerá entre 11 a 16 dias após sua identificação.

É muito importante que a mulher náo toque o seu genital a procura de muco, ou procure pegar o muco em sua roupa ou papel higiênico, pois, o visual é importante mas a SENSAÇÃO que o muco dá é MUITO MAIS IMPORTANTE.

Aplicando o método


O método de ovulação Billings tem: 3 Regras dos Primeiros Dias + a Regra do Ápice

Para adiar a gravidez:

Regra 1 - no período menstrual o casal deverá evitar as relações sexuais nos dias de fluxo forte. Isso assegura que os sinais da ovulação não serão obscurecidos pelo sangramento, caso apresnte um ciclo curto ou ovulação após um ciclo com sangramento intermediário.
Regra 2 - após identificar o PBI, o casal poderá manter relações sexuais em noites alternadas, para que a mulher possa se observar com tranquilidade e náo se confundir, com as secreções resultantes da relação.
Regra 3 - abster-se da relação sexual a qualquer mudança do PBI (fluxo ou sangramento, caso não seja reconhecido o Ápice ao retornar ao PBI esperar 3 dias e reiniciar com a Regra 2, até identificar nova mudança.
Regra do Ápice – a partir do quarto dia após o Ápice, as relações sexuais estão liberadas, a qualquer hora, até a véspera da próxima menstruação.

Para engravidar:

Regra 1 - no período menstrual o casal deverá evitar as relações sexuais nos dias de fluxo forte. Isso assegura que os sinais da ovulação não serão obscurecidos pelo sangramento, caso apresnte um ciclo curto ou ovulação após um ciclo com sangramento intermediário.
Regra 2 - após identificar o PBI, o casal poderá manter relações sexuais em noites alternadas, para que a mulher possa se observar com tranquilidade e náo se confundir, com as secreções resultantes da relação.
Regra 3 - abster-se de relações sexuais esperando o reconhecimento da sensação escorregadia, e utilizar os dias estes dias para o ato conjugal até dois dias após o Ápice.

O MOB não é um método contraceptivo: é um estilo de vida, que transforma a casal e a família, dando condições ao casal para que responde de forma livre, generosa e responsável planeje sua família.

o mob é duravel de 3 a 6 dias.

TABELINHA DO MÉTODO BILLINGS


PARA AS LEIGAS




Eu conseguia observar quando estava entrando no período fértil e a presença do muco (antes de ficar desregulada por causa dos AC). Será que consigo seguir esse método? Alguém conhece e já seguiu? Sem camisinha e contraceptivo?

Mil bjus! 

Um comentário :

  1. Amei este método, sabia direitinho o meu período fértil, como estava passando mal com os anticoncepcionais, essa foi a melhor opção que fiz!!!

    ResponderExcluir