23 novembro 2012

Saúde: Estrogênio



Hoje vamos falar do hormônio feminino Estrogênio. Você o conhece e sabe em que ele influencia no nosso organismo? Então vamos saber mais:

                                     

Estrogênio

Os estrógenos são produzidos pelas batatas ovarianas em maturação. Os três estrogênios naturais são o estradiol, o estriol e a estrona.

O estradiol é expulso do corpo pelos ovários e liberados na primeira fase do ciclo menstrual. A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.

A falta de estrogênios causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.

O estrógeno induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou mesmo triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam, faz o púbis se cobrir de pêlos, os quadris se alargarem e o estreito pélvico assumir a forma ovóide, em vez de afunilada como no homem; provoca o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, e, finalmente, leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo . Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio e a razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo,por isso a mulher tem uma camada de gordura mais extensa do que o do homem devido as células de gordura que se formam no organismo.(ou seja, se uma pessoa tiver uma alimentação inadequada ou utilizando medicamentos que prejudicam a saúde ex: medicamentos de tarja preta, ingestão de gorduras hidrogenadas,refrigerantes em excesso sabendo que eles contem benzeno e outros produtos cânceridicos, gorduras saturas desordenadamente que também fazem mal a saúde com certeza estrógeno vai melhorar um lado e prejudicar o outro por isso é necessário fazer um checape de 6 em 6 meses ou pelo menos um vez por ano, principalmente esses que abusam na alimentação ou utilizam algum tipo de droga licita ou não.

O estrógeno também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, pára. A mulher, nessa fase, cresce mais rapidamente que o homem mas pára de crescer após os primeiros anos da puberdade; já o homem tem um crescimento menos rápido porém mais prolongado, de modo que ele assume uma estatura maior que a da mulher. Nesse ponto, também, diferenciam-se mais acentuadamente os dois sexos.

O estrógeno tem outros efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, no endométrio e no ciclo menstrual.

No meu caso, o estrogênio não é muito bom, pois ele alimenta os miomas, leiam esse parágrafo de um post do Portal do Mioma:

Há uma relação comprovada entre excesso de hormônios e
crescimento de miomas uterinos. Talvez você tenha uma
intolerância ao excesso de estrogênio que faça o seu útero
desenvolver estes tumores; talvez você tenha muito estrogênio
circulando no seu organismo, e este excesso faz seu útero
desenvolver miomas, assim como faz com que os miomas
continuem crescendo. A alimentação é importante para controlar
este excesso de estrogênio.

Baseado nisso vou tentar melhorar minha alimentação (Missão Impossível). E no próximo assunto da série saúde vamos falar do alimentos que influenciam na produção do estrogênio e depois sobre a influência do estrogênio para fertilidade. Bastante assunto né, kkkk! E já tenho mais alguns temas na minha cabeça, inclusive sobre o Inhame. Aguardem e confie!

Mil bjus!


10 comentários :

  1. é um hormônio muito importante durante a gestação.
    Na verdade, tudo precisa estar orquestrado na gestação... mas tudo se ajeita... como tem gente que engravida sem nem cuidar disso?! Incrível!

    beijokas! e cuide-se...

    ResponderExcluir
  2. Olá, vim retribuir a visita no meu cantinho...
    muito bom esse post.
    concordo com a Bibi também minha amiga que tudo tem que estar orquestrado mas além disso tem que ser o momento programado não por nós mas por Deus.

    que seu momento chegue logo....beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post..
    mudar a alimentação é complicado né? haha
    mais vc consegue :) boa sorte
    seguindo, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Seu blog é super legal,parabéns.
    Te convido a fazer parte do Portal de Blogs Teia e ter suas postagens divulgadas gratuitamente, se interessar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Loucura esse nosso corpinho, hein?!?
    Post muito informativo! Parabéns!
    Beijo
    Equipe MR

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia,quando quiser divulgar outras postagens basta deixar o link do post em um comentário do Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  8. oi amiga...isso é pura verdade...eu tenho falta de estrogenio,e por isso tenho que tomar remédios...ah nem fale em aumento de seios,rsrsr os meus estão enormes,aff!! rsrsr....mas espero logo terminar com este remédio...valeu a dica...posso copiar depois esta matéria?? bjs obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida...
    Quanto tempo não apareço por aqui..
    Dias difíceis, mas Deus tem cuidado de mim, vim ver vc e dizer q por mais longe q estejas fisicamente, nossas palavras nos uni, e por vezes até imagino como seria seu rosto sua casa ... Enfim q Deus cuide de maneira especial de ti e de sua família...bjos de sua sempre amiga Meiry.

    ResponderExcluir
  10. Ai queridaa me diga como controlar a alimentação kkkk
    dificil né,esse nosso crpo è muito louco kkk
    Adorei essa postagem !!
    Beijos :D

    ResponderExcluir