14 novembro 2013

O dia mundial do diabetes



Gente, dois posts em um dia,kkkk. Isso é histórico!
Mas não poderia deixar de falar que hoje é o dia mundial do Diabetes.

O diabetes é uma doença que exige muitos cuidados e é de predisposição genética, ou seja pode ser hereditária. Existem muitas gestantes que desenvolvem ainda a diabetes gestacional.

Achei esses dois artigos e vim compartilhar:

14/11 Dia mundial da diabetes

A diabetes está presente na vida de 12 milhões de brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial possui a doença. Mas você sabe realmente o que ela significa? Quando ingerimos alimentos, eles são digeridos e se transformam em açúcar no intestino. Nosso organismo asborve essa glicose para ser utilizado nos tecidos corporais como energia. Para que ela seja utilizada pelo organismo, é necessário que a insulina seja produzida pelo pâncreas, impedindo que esse açúcar acumule no sangue, gerando a diabetes.

Existem três tipos de Diabetes:
Diabetes tipo 1: é o tipo que faz com que o paciente seja dependente de aplicações diárias de insulina, pois seu pâncreas não produz a enzima satisfatoriamente. Apesar de ocorrer em qualquer idade, é comum em crianças e jovens.
Diabetes tipo 2: é o tipo mais comum e está ligado à obesidade. Nesse caso, o paciente produz a insulina, mas a gordura corporal favorece o acúmulo de glicose no sangue. Apresenta poucos sintomas e por isso pode acarretar doenças coronárias.
Diabetes Gestacional: é o acúmulo de glicose no sangue por conta da gestação, e tende a se normalizar após o parto. Mulheres que apresentam essa diabetes podem desenvolver o tipo 2 mais tarde.
Vale lembrar que mulheres que deram à luz a bebês com mais de 4 quilos, hipertensos, obesos e pessoas com familiares que já tenham casos na família, tendem a ter maior probabilidade de ter a doença.


Retirado do Site Dieta Já



Sinais e Sintomas


O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como:
Sede excessiva
Rápida perda de peso
Fome exagerada
Cansaço inexplicável
Muita vontade de urinar
Má cicatrização
Visão embaçada
Falta de interesse e de concentração
Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Os mesmos sintomas acima podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, estes sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes.

No caso do diabetes tipo 1, estes sintomas surgem de forma abrupta e às vezes podem demorar a ser identificados. Já no diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes. Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro dado é que, no geral, o diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.


Retirado do site O dia mundial do diabetes

E então seus exames estão em dia? Tem algum familiar diabético, ou com algum desses sintomas? Minha sogra tem, minha avó e tia materna também. E a minha cunhada que está grávida do Miguel está com diabetes gestacional, depois explico melhor em outro post.
É muito bom tirar as dúvidas e estar em dia com os exames e consulta e claro ter uma boa alimentação para prevenir também, principalmente com as crianças né!

Mil bjus!

Um comentário :

  1. gostei do post bem informativo meu pai tem diabetes e uma luta para ele não comer doces! um bj!

    ResponderExcluir