21 fevereiro 2014

Tentantes: Sintomas período fértil

Meninas ache esse artigo bem interessante e vim compartilhar com vocês:


Reconheça os sinais que o corpo apresenta durante a ovulação.



Você sabia que o corpo feminino apresenta alguns sinais quando está no período de ovulação? Antes, durante e depois de ovular a mulher pode perceber algumas diferenças em seu organismo e, com a ajuda dessas pistas biológicas, saber qual é o momento mais propício para engravidar.

"Os primeiros sinais aparecem quando os folículos uma espécie de cápsula que abriga os óvulos até que eles estejam amadurecidos começam a se formar. A partir daí, a mulher já passa por algumas mudanças", explica Edward Carrilho, especialista em reprodução humana da clínica Engravida, de São Paulo. Isso é um indicativo de que o período fértil da mulher está prestes a se iniciar.

Confira, a seguir, a lista com as pistas que indicam que você está no período fértil.

Secreção vaginal
A secreção vaginal é o primeiro indício de que o período da ovulação está chegando. Essa pista aparece quando os folículos começam a se formar. Nessa fase, a cápsula libera um hormônio chamado estradiol, que é o responsável pela secreção.
"Essa secreção é um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal", esclarece o médico. "Portanto, quando começa a preparação para o período fértil, a mulher vai perceber esse líquido na vagina, que pode se assemelhar com a clara de ovo crua", conta.

Temperatura
Durante o período fértil, a temperatura do corpo da mulher também sofre uma leve alteração. Se for medida da maneira correta, essa elevação de temperatura pode ser percebida e tida como mais um indício de ovulação.
Para descobrir o momento da ovulação, a mulher, assim que entra no período fértil, precisa medir diariamente sua temperatura. A medição tem que ser feita logo que ela acordar (o que é chamado de temperatura basal). O ideal é que ela nem se levante da cama.
De acordo com Carrilho, as mudanças na temperatura são mínimas, mas perceptíveis se feitas da maneira correta. "Quando a temperatura tiver uma leve queda e, no dia seguinte, se elevar é um sinal do momento da ovulação. Depois do quarto dia de medições mais altas, o período fértil termina", diz.
A temperatura se eleva porque, quando os folículos liberam os óvulos, junto deles vem um hormônio chamado progesterona. Esse hormônio é o responsável por essa pequena alteração.

Aumento da libido e do apetite
A progesterona é um hormônio que só é produzido durante a ovulação. E, além de elevar a temperatura do corpo, ela aumenta o desejo sexual da mulher.
Quando isso acontece, o organismo já está ovulando, pois a progesterona só é liberada quando os óvulos amadureceram e já saíram da sua "casa" - os folículos. Além de mais desejo sexual, a mulher também sente mais fome quando o nível de progesterona está mais alto.

Dor pélvica
No pico de todos esses "sintomas", algumas mulheres podem ter uma dor pélvica. Segundo o médico, essa dor é a indicação concreta de que ela está ovulando.
De acordo com Carrilho, os óvulos não sobrevivem muito tempo, em média de 12 a 48 horas. "O espermatozoide sobrevive por mais tempo. Portanto, se a mulher mantiver relações sexuais, sem métodos contraceptivos, logo nos primeiro sinais, ela pode engravidar. Porque o espermatozoide ainda pode estar vivo no momento da ovulação", afirma o médico.

Fim do período fértil
Depois que a mulher ovula, o organismo apresenta altos níveis de progesterona até o dia da menstruação. Como a quantidade do hormônio vai aumentando a cada dia que passa, sintomas como irritação, sensibilidade emocional, desejo sexual elevado e aumento do apetite poderão ser constantes até a menstruação.

Caso os sintomas persistam e a mulher não menstrue, esse pode ser um sinal de que seguir as pistas deu certo e a tão sonhada gravidez está a caminho. 


Retirado de: Saúde Terra Gestação

OBS: Nem todo mês ovulamos então é bom estarmos atentas aos sinais.

Eu estou me observando esse mês e anotando tudo que sinto e vejo todos os dias, só não tiro a temperatura ainda, kkkk.  

Mil bjus!

10 comentários :

  1. Como é bom se conhecer e se perceber. Isso ajuda a nos encontrarmos.
    Tem um grupo no face, o qual participo de mulheres que estão tentando engravidar e é muito interessante, tem muita informação legal que elas trocam. Se quiser participar, me fala que te dou o nome (se é que vc já não está... heheh).
    Bjoka!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lu, eu ficava de olho todos os dias em todos os sintomas... Mas como veio a deprê, larguei de mão e de verdade, não olho nem Aplicativo!
    Só semana retrasada se não me engano que na hora do banho, fui lavar a amiguinha e veio um muco na minha mão... Só não sei se era da Ovulação! Sei que era muiiiiiito muco mesmo...kkkkk
    Mas vamos esperando né?? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também anotava creio que ajudou mt e bom aprendermos sobre o nosso ciclo e namorar mtttt bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Me lembro muito bem de tudo isso!
    É muito importante se conhecer.
    Tudo tem seu momento!
    Desejo tudo de bom!
    Carinhosamente

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  5. Me deixa teu e-mail num comentário que eu não aprovo. Te mando por e-mail... bjo!

    ResponderExcluir
  6. amiga, eta como recordo desse sintomas
    que cada dia mais você esteja se reconhecendo e aprendendo
    como seu corpo funciona amiga
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Super importante conhecer nosso próprio corpo...
    Adorei o seu cantinho adc á minha lista de blogs e já estou seguindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga que post legal, é muito importante saber quando estamos ovulando pra namorar bastante rsrsrs
    Bjus

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que post bacana minha linda, com certeza irá ajudar muitas tentantes! O conhecimento de nosso corpo é fundamental não é mesmo?
    Beijos e uma ótima semana!
    Caio, o melhor presente

    ResponderExcluir